Diagnósticos

RUA CARLOS GUIMARÃES, 387 . CAMBUÍ . CAMPINAS . SP

PABX 19.3294.6600

Saiba os detalhes de todos os exames realizados pela Diagnósticos clicando sobre os títulos.


A Diagnósticos disponibilza em até 24 horas o laudo e a radiografia solicitada.


EXAMES RADIOLÓGICOS DIGITAIS
Radiografias Intra-Orais

Periapicais

Possibilitando uma visão completa das estruturas componentes do órgão dentário e região periapical, este tipo de exame é feito com a técnica do paralelismo com cone longo. Com este tipo de exame estaremos aptos a avaliar as relações anatômicas entre as dentições decídua e permanente; a presença de alterações coronárias, tais como processos de cáries, cáries reincidentes sob restaurações; alterações pulpares e dentinárias como cáries, mineralizações, nódulos pulpares e forma da câmara pulpar e dos condutos radiculares; na manipulação dos condutos radiculares, o conhecimento da forma, do tamanho e do número de raízes dentárias; a existência de anomalias dentárias, reabsorções radiculares internas e externas.

Interproximais

Com a finalidade de detectar a presença de processos de cáries nesta região, adaptação marginal de restaurações e presença de lesões periodontais com destruição da crista óssea alveolar, estas radiografias são indicadas principalmente para o exame das faces interproximais dos dentes posteriores e da crista óssea alveolar.

Radiografias Extra-Orais

Panorâmica

É usada como o primeiro exame radiográfico, pois produz uma visão panorâmica do complexo maxilo-mandibular envolvendo uma dose de radiação muito pequena. Com este tipo de exame o profissional tem as principais informações para a maioria dos procedimentos de cirurgia bucal, avaliação do progresso de tratamentos ortodônticos, informações sobre crescimento e desenvolvimento em crianças.

Telerradiografia Lateral

Tem como indicações a avaliação do padrão dento-esquelético facial; crescimento do crânio e face pela sobreposição de traçados; planejamento do tratamento ortodôntico; avaliação dos casos tratados e observação das modificações morfológicas que ocorrem na face pela influência do tratamento ortodôntico ou ortopédico.

Telerradiografia Frontal

Usada em cefalometria, além de avaliar o crescimento lateral do crânio e determinar se existem anormalidades de crescimento ou assimetria da maxila ou mandíbula.

P.A Seio Maxilar

Usada para avaliar os seios maxilares, os assoalhos das órbitas e, ainda o seio frontal e células etmoidais; para pesquisa e localização de corpos estranhos, fragmentos de raízes, dentes no interior do seio; localização e delimitação de áreas patológicas; localização e delimitação de fraturas na maxila.

P.A Seio Frontal

Usada para visualizar o seio frontal, as células etmoidais e as paredes da órbita.

P.A Mandíbula

Usada para localização, determinação das direções, extensão e complexidade das fraturas; na pesquisa e localização de corpos estranhos, raízes residuais, dentes inclusos, supranumerários e agulhas fraturadas; para localização e delimitação de áreas patológicas e controle pós-operatório.

Índice Carpal

Através da radiografia da mão e punho o profissional pode avaliar os centros de ossificação que servem como índice da maturidade do paciente.

Escanograma de ATM

Possibilita a avaliação da excursão condilar.

Geralmente realizada em 3 posições:Repouso, Oclusão e Abertura máxima.

Documentações Ortodônticas

Fast Doc

Panorâmica, periapicais anteriores, telerradiografia lateral com traçado, fotos extras orais (frente, perfil, sorriso, lateral 45°) e intra-orais (frontal, laterais e oclusais), e modelo de trabalho

Ortodôntica Simplificada

Panorâmica, periapicais anteriores, telerradiografia lateral com análise computadorizada a escolher, fotos intra/extra orais, modelos, pasta, caixa.

Ortodôntica Completa

Panorâmica, periapicais anteriores, telerradiografia lateral com análise cefalométrica computadorizada a escolher, índice carpal, curva de crescimento, análise de adenóide, previsão erupção 3°s molares, fotos intra/extra orais, modelos ortodônticos, pasta, caixa.

Ortodôntica Especial

Documentação ortodôntica + telerradiografia frontal com análise computadorizada, radiografias interproximais, foto do sorriso.

Ortopédica

Documentação ortodôntica + radiografias interproximais, foto do sorriso, modelo de trabalho.

Documentações Ortognáticas

Ortognática I

Radiografia panorâmica, periapicais anteriores, telerradiografia lateral com traçado, telerradiografia frontal com traçado.

Ortognática II

Radiografia panorâmica, periapicais anteriores, 2 telerradiografias laterais (com vertical verdadeira e perfil de bário) e 2 telerradiografias frontais.

Documentação Periodontal

Periodontal I

Inclui

  • Panorâmica
  • Periapicais boca toda
  • Interproximais de premolares e molares
  • Fotografias - extra orais: frente e perfil; intra-orais: frente, laterais esquerda e direita, oclusais superior e inferior
  • Modelos de estudo com caixa
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA (PREXION 3D TCFC)

Estudos recentes publicados indicam que a dose eficaz de radiação na tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC) é significativamente reduzida (36,9-50,3 µSv) quando comparado com os sistemas espirais de TC(Mandíbula de 1.320-3.324 µSv e Maxila de 1.031-1.420 µSv) reduzindo-se a dose efetiva ao paciente a aproximadamente a aquele de um levantamento periapical(13-100 µSv).

Cabe ainda lembrar que com o uso de algoritmos de supressão de artefatos e aumentando-se o numero de projeções foi demonstrado que imagens de TCFC podem resultar em um nível baixo de artefatos metálicos particularmente nas reconstruções designadas para a visualização dos dentes e dos maxilares.

  • Aquisição rápida e altíssima resolução
  • Sensor de última geração com flat panel e 14 bits de escala cinza.
  • Baixa dose de radiação
  • Prototipagem
Implantodontia
Dentre os exames radiográficos a tomografia computadorizada é a técnica que fornece maior precisão e acurácia em relação a qualquer mensuração. Estruturas nobres como canal mandibular, assoalho da fossa nasal, assoalho dos seios maxilares e órbita, entre outras, podem ser delimitados e com isso pode-se obter um aproveitamento máximo do componente ósseo do paciente. A riqueza de informações e a precisão com que se visualiza a anatomia em todas as dimensões proporcionam um planejamento amplo e seguro para o implantodontista.
Cirurgia Bucomaxilofacial e Cirurgia Ortognática
Nessa especialidade a tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC) pode ser utilizada na avaliação de elementos dentais retidos, supranumerários, fraturas, deslocamentos e rotação de fragmentos ósseos, áreas patológicas e suas relações com estruturas anatômicas (ósseas e dentais) adjacentes.
Endodontia
Estudos recentes mostram que a tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC) é eficácia na avaliação de fraturas radiculares, anatomia do canal mandibular, topografia anatômica do osso alveolar, bem como o relacionamento de estruturas anatômicas (seio maxilar e canal mandibular) com os ápices radiculares.
Ortodontia

A tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC) é utilizada para a obtenção de imagens da região craniofacial e conseqüente avaliação dos tecidos duros. A apresentação das imagens pode ser feita de várias maneiras por meio de softwares específicos para o uso de ortodontia e cirurgia ortognática.

ATM
A articulação temporo-mandibular é constituída por componentes ósseos (cabeça da mandíbula, fossa articular, e eminência articular do osso temporal) e tecidos mole (disco e cápsula articular).A tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC) gera boa descrição das estruturas ósseas da ATM e são valiosas nos casos de doenças ósseas, fraturas faciais e deslocamentos. Pode-se também através das reconstruções sagitais e coronais avaliar o posicionamento e forma da cabeça da mandíbula.
Seios da Face

Através da tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC) pode-se avaliar a anatomia, integridade e transparência dos seios paranasais.

São esses: Seios Frontais, Seios Maxilares, Seios Etmoidais e Seios Esfenoidais.

Prototipagem

O que é?

Todas as técnicas de prototipagem são baseadas no mesmo princípio de construção de uma estrutura 3D, camada por camada, resultando em um modelo físico em escala real da região anatômica escolhida.

Com uma imagem em tamanho real da região patológica do paciente em mãos, o trabalho do cirurgião fica muito mais simples e fácil para diagnosticar a real complexidade da situação apresentada.

Após o material ser analisado pode-se planejar um complexa cirurgia, estudar os procedimentos e o instrumental a ser usado, reduzindo assim os riscos e as surpresas que podem acontecer durante uma processo cirúrgico.

DentalSlice

Maxíla
Mandíbula

O Software DentalSlice é uma ferramenta de planejamento implantodôntico pré-operatório, desenvolvido para oferecer auxílio cirúrgico- protético com alto nível de precisão e aumentar a margem de segurança do tratamento.

Cefalometria 3D

Avaliação Cranofacial Tridimensional
Avaliação Face e Perfil Tridimensional
Análise de Modelos Tridimensionais
Avaliação Espaços Articulares das ATM
Avaliação Volumétricas Vias Aéreas

O protocolo da Cefalometria 3D avalia o crânio e a face humana tridimensionalmente, auxiliando na identificação das assimetrias faciais e mandibulares, alterações de planos oclusais e de posição dos dentes em geral, bem como desvios posturais mandibulares, alterações dos espaços articulares nas ATM, relações verticais, transversais e póstero-anteriores para maxila e mandíbula, etc.